16 de jul. de 2012

O papel de cada um


***

"Cada um tem seu papel no mundo" (LOPES, Rudner)


Depois que ouvi a frase acima, comecei a pensar em qual é o meu papel no mundo. Ainda não cheguei a uma conclusão, mas teorias não me faltam.

Talvez o meu papel no mundo seja o de alguém amigo, paciente, que sabe ouvir e que tem sempre a palavra certa para todos os momentos. Afinal de contas, é sempre mais fácil dar pitaco na vida alheia do que resolver seus próprios problemas.

Talvez o meu papel no mundo seja o de entrar na vida das pessoas, observar, interagir e, no momento mais oportuno, sair de cena. Isso explica, em partes, o fato de tanta gente ter passado por aqui e poucos, muito poucos, terem permanecido.

Talvez o meu papel no mundo seja o de irmão mais velho, sábio e experiente - mesmo que isso implique em me tornar alguém que não pode errar e que nunca poderá ter falhar para manchar sua história.

Talvez o meu papel no mundo seja o de alguém bem humorado, divertido e que sabe conquistar as pessoas com seu carisma e sorriso fácil. Sorriso este que esconde melancolia, frustração, medo e rancor. Mas isso, claro, ninguém pode ficar sabendo.

Talvez o meu papel no mundo seja mesmo o de alguém que não possui meio termo: ou é drama, ou é circo. Porque terceiras opções são, de fato, para os fracos.

Só queria ser menos cobrado. Só queria me cobrar menos por ser alguém que nem sempre me faz feliz eu ser.

Mas talvez seja melhor assim: intocável, imaculado, imparcial e imprevisível. Talvez eu sofra menos se entender que, talvez, o meu papel no mundo seja o de não me envolver no papel dos outros.

Um comentário:

  1. Tente não pensar tanto nisso, viva cada dia de uma vez Toninho. Ja pensei varias vezes que eu nunca encontraria alguem que me completasse, que o meu papel era ser alguem como vc mesmo descreveu: "de alguém amigo, paciente, que sabe ouvir e que tem sempre a palavra certa para todos os momentos", mas nunca o de companheiro. Mas a vida é assim prepara surpresas pros momentos que a gente menos espera. Todo mundo merece ser feliz. Não deixe de ter suas opnioes. Não deixe de ajudar os que estão ao seu redor. Não deixe de lutar pela sua felicidade.

    ResponderExcluir